quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Escondidinho de Carne Seca com Couve Flor Empanada


Hoje temos um delicioso escondidinho de carne seca, com couve flor empanada, salada de alface tomate e pepino, arroz e feijão.
Escondidinho de carne seca tem origem em Pernambuco, posteriormente se popularizou em Minas Gerais, depois no resto do brasil e por fim alcançou os palares Europeus.Este é um prato composto basicamente de mandioca e carne seca. A mandioca teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até à Mesoamérica (Guatemala, México). Espalhada para diversas partes do mundo, tem hoje a Nigéria como seu maior produtor.
Já a couve flor, é originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no início do século XVI. Hoje o cultivo da couve-flor é fácil, adapta-se bem em qualquer tipo de solo, com pequenas correções. O período de safra é de agosto a outubro. Sob ponto de vista nutricional é importante, pois é rica nos minerais cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C.
Resumindo, estes dois formam um prato muito saboroso e apreciado em diversos lugares do mundo.

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA



Ingredientes:
 1000 g de mandioca cozida e amassada
450 g de batata cozida e amassada
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena picadinha
1 tablete de caldo de carne
leite aos poucos, sal à gosto
0,650 kg de carne seca (cozida e desfiada)
2 colheres (sopa) óleo
2 dentes de alho amassado, 1 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de cheiro verde
pimenta calabresa,
200 gr catupiry
100 gr mussarela


Modo de Preparo:

Purê: Refogue a cebola o óleo e depois acrescente o caldo de carne, a mandioca e a batata amassadas. Misture o leite até ficar cremoso (grosso). Verificar o sal.

Recheio: Frite o alho e a cebola no óleo e depois coloque a carne seca e o cheiro verde.
Numa forma refratária untada com margarina, coloque o purê, o recheio e cubra com catupiry e depois com a mussarela. Leve ao forno para gratinar.



COUVE FLOR EMPANADA


ingredientes:

1 colher de fermento
1 xic. de leite
1 xic. de farinha de trigo
1 ovo
suco de meio limão
uma pitada de sal e pimenta

Modo de preparo:
  misture o limão no leite para coalhar, Coloque a farinha, o fermento, sal e a pimenta, misture tudo, em seguida adicione o ovo e o leite misturando ate obter uma massa homogênia, se estiver muito firme adicione mais um pouco de leite. Com essa massa pode-se empanar cebolas em rodelas ou outros legumes assim como bolinhos de arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário